Notícias

Destaque QUADROS DO TRIBUNAL DE CONTAS REFORÇAM CONHECIMENTOS EM AUDITORIA

QUADROS DO TRIBUNAL DE CONTAS REFORÇAM CONHECIMENTOS EM AUDITORIA

Publicado em: 05/02/2024

O Juiz Presidente do Tribunal de Contas, Dr. Sebastião Gunza, procedeu esta segunda-feira, 05, no Palácio da Justiça, a abertura do ciclo de formação sobre os Padrões de Auditoria Financeira para Instituições Superiores de Controlo, destinada aos funcionários deste Tribunal, da Inspecção Geral da Administração do Estado e da Procuradoria-Geral da República.

O Presidente do Tribunal de Contas realçou no início deste ciclo, que a formação contínua dos quadros do TdC, é uma das principais apostas da Direcção da Corte de Contas de Angola, para o ano de 2024.

“Seremos imparáveis no que diz respeito a formação. Entendemos que é formando o homem que se colhem resultados. Portanto, exorto os formandos a colherem o máximo de conhecimento que puderem e que o mesmo se traduza na prática”, reforçou o Magistrado Judicial.

O Director da USAID Angola, William Butterfield, salientou que o planeamento e a boa gestão dos fundos públicos, são essenciais para a satisfação dos principais anseios das sociedades. O responsável disse ainda, que o papel do Tribunal de Contas é fundamental para o alcance deste objectivo colectivo.

“Temos objectivos específicos aqui em Angola, promover a prosperidade segurança e boa governação. Gostaria de reforçar o compromisso da USAID em financiar formações como estas para os próximos anos”, finalizou o representante.

Durante a formação ministrada por formadores zambianos, serão apresentados temas como o panorama dos Padrões Internacionais das Instituições Superiores de Controlo e o Processo de Planificação para as Auditorias.

A acção formativa organizada pela Agência Internacional de Desenvolvimento dos Estados Unidos - USAID Angola e FSVC, decorre nas instalações do Palácio da Justiça de 05 a 08 de Fevereiro.