A cidade de Luanda acolherá, de 27 a 31 de Outubro de 2025, a Reunião Anual do Grupo de Trabalho sobre Auditoria e Gestão de Sistemas de Informação (WGISAM) da AFROSAI-E. O fórum técnico de elevada importância reunirá especialistas, responsáveis e auditores de Instituições Superiores de Controlo (ISC) de toda a região africana de língua inglesa e portuguesa.
Sob o tema “Auditar com Impacto na Era Digital: Manter uma Força de Trabalho Preparada para o Futuro e Tirar Proveito da Inteligência Artificial para Construir uma ISC Orientada pela Qualidade”, o encontro abordará os desafios e oportunidades que as novas tecnologias colocam à fiscalização das finanças públicas, com especial foco na inteligência artificial, cibersegurança, Big Data e transformação digital.
A iniciativa visa dotar as ISC de ferramentas e estratégias para melhorar o planeamento das auditorias, reforçar a gestão da qualidade, modernizar práticas de controlo e integrar a transformação digital nas suas estratégias institucionais. Durante os 5 dias de trabalho, serão partilhadas experiências, estudos de caso e soluções inovadoras que visam aumentar o impacto social das auditorias e a eficiência na utilização dos recursos públicos.
O evento contará com a presença de altos funcionários e técnicos da AFROSAI-E, bem como representantes de Tribunais de Contas de Angola, Zâmbia, Quénia, Botswana, Portugal, Brasil e Índia, entre outros países parceiros.
O Tribunal de Contas de Angola, anfitrião do encontro, participará activamente nos debates e apresentará a experiência nacional em segurança da informação e digitalização dos processos de auditoria, no quadro do esforço de modernização e alinhamento com as melhores práticas internacionais.
A abertura oficial do encontro está prevista para o Auditório do Palácio da Justiça, com intervenções do Presidente do Tribunal de Contas de Angola, Dr. Sebastião Domingos Gunza, do Presidente do WGISAM, Brighton Mpatisha, e do Gestor de Auditoria de Sistemas de Informação da AFROSAI-E, Fredrick Bobo.
Durante a semana, os participantes abordarão temas como:
- Auditoria baseada no risco com recurso à Inteligência Artificial;
- Construção e manutenção de sistemas de gestão da qualidade;
- Cibersegurança e auditoria digital;
- Transformação digital e desempenho institucional;
- Criptomoedas e implicações para os auditores do sector público.
A reunião encerrará com a aprovação do Plano de Trabalho do WGISAM para o período 2025–2027, e culminará com um jantar de confraternização oferecido pelo Tribunal de Contas de Angola.
Por: Alexandre Cose