Luanda, 25 de Setembro de 2025 – A 7.ª Sessão Plenária Ordinária do Tribunal de Contas apreciou, nesta Quinta-feira, a informação sobre a realização da reunião anual do Grupo Técnico da AFROSAI-E sobre Auditoria e Gestão da Informação (WGISAM), a ter lugar em Luanda, entre 27 e 31 de Outubro de 2025.
A informação foi apresentada aos Venerandos Juízes Conselheiros pelo Director dos Serviços Administrativos, Dr. Edilson Pedro Eduardo, que destacou a importância estratégica do evento para o posicionamento institucional do Tribunal de Contas de Angola junto das organizações internacionais de que é membro.
O encontro, que decorrerá no Palácio da Justiça, sob o tema “Auditoria para Impacto na Era Digital: Manter uma Força de Trabalho Preparada para o Futuro e Aproveitar a Inteligência Artificial para Construir uma ISC Orientada para a Qualidade”, reunirá delegações de 26 Instituições Superiores de Controlo da região, incluindo Angola.
Serão abordados, ao longo de cinco dias, temas cruciais como:
- Auditoria baseada no risco, utilizando inteligência artificial e tecnologias emergentes;
- Segurança cibernética para a auditoria digital;
- Construção de sistemas de gestão da qualidade e avaliação de desempenho;
- Big Data e análise de dados aplicados à auditoria;
- Estratégias de digitalização e de envolvimento das partes interessadas;
- Implicações das criptomoedas no sector público.
O Tribunal de Contas de Angola não apenas acolherá a reunião como participará activamente, apresentando comunicações em três tópicos principais:
- Resiliência da ISC Angola na Era Digital,
- Desafios da Segurança da Informação no Sector Público,
- Experiência do Tribunal na Planificação das Auditorias.
Para o efeito, está prevista a participação do Chefe da Divisão de Documentação e Informática, Eng.º Célio Gourgel, bem como de um convidado externo do sector da educação ou das tecnologias de informação, que trará contributos para o debate sobre transformação digital no sector público.