PRESIDENTE SEBASTIÃO GUNZA RECEBE MEDALHA DE VALOR DE SERVIÇO POLICIAL EM CERIMÓNIA NO PALÁCIO DA CIDADE ALTA

Luanda, 25 de fevereiro de 2026 — O Presidente do Tribunal de Contas de Angola, Dr. Sebastião Domingos Gunza, foi agraciado com a Medalha de Valor de Serviço Policial (Classe Única) durante a cerimónia de outorga realizada no Salão Protocolar da Presidência da República, em Luanda no quadro das celebrações dos 50 anos da Polícia Nacional.

A condecoração reconhece um percurso de mais de quatro décadas ao serviço do Estado angolano, marcado pelo combate à criminalidade económica, pela liderança inspectiva e pelo compromisso com a legalidade. Este reconhecimento chega num momento em que Sebastião Gunza já ocupa a Presidência do Tribunal de Contas de Angola, consolidando, desta forma, uma trajectória de dedicação ao serviço público e à estabilidade institucional em Angola.

A Medalha de Valor de Serviço Policial (Classe Única) representa uma das mais altas distinções do subsistema de condecorações da Polícia Nacional, criado para reconhecer feitos relevantes e méritos excepcionais na garantia da ordem constitucional, na segurança pública, na prevenção e no combate à criminalidade, factores determinantes para a paz social em Angola.

Nos termos do diploma, a medalha foi entregue pelo Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço e, com ela, o Estado angolano expressou o reconhecimento formal aos agentes cujas trajetórias profissionais evidenciam dedicação exemplar, disciplina e elevado senso de missão.

Do Perfil e trajetória do agraciado Dr. Sebastião Domingos Gunza, destacam-se:

– Início na Investigação Criminal em 1985, com actuação em funções operativas e de chefia no combate à criminalidade, destacando-se os crimes económicos e financeiros.

– Desempenho de responsabilidades estratégicas no Ministério do Interior, Direção-Geral Adjunta do Serviço de Investigação Criminal (SIC) e liderança da Inspeção-Geral da Administração do Estado (IGAE), onde promoveu reformas importantes de controlo interno e fiscalização da administração pública.

– Em 2023, ingressou no Tribunal de Contas de Angola como Juiz Conselheiro e, subsequentemente, assumiu a Presidência da instituição, promovendo medidas de reforço da estabilidade interna, valorização de recursos humanos e modernização administrativa.

Reconhecimento institucional e liderança regional

A inclusão do Presidente do Tribunal de Contas entre os agraciados reforça o significado institucional da homenagem, evidenciando a continuidade de um percurso pautado pela legalidade, pela disciplina institucional e pela defesa do interesse público. A condecoração insere-se nas celebrações do cinquentenário da Polícia Nacional, destacando a dedicação de várias gerações de efetivos e dirigentes da corporação.

O Juiz Conselheiro Sebastião Gunza Levou o Tribunal de Contas de Angola a membro fundador da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controlo com Funções Jurisdicionais (JURISAI), integrando actualmente o seu Conselho de Administração.

Desde setembro de 2025, Gunza acumula a presidência da Organização das Instituições Superiores de Controlo da CPLP (OISC-CPLP), posição assumida no âmbito da 13.ª Assembleia Geral realizada em Luanda. Essa liderança reforça o papel de Angola na promoção da boa governança, transparência e responsabilização financeira no espaço lusófono, bem como a harmonização de práticas de auditoria entre as instituições de controlo externo.

A condecoração, ocorrida no contexto das celebrações do cinquentenário da Polícia Nacional, projeta-se para além do percurso individual, atribuindo-lhe uma dimensão institucional que atravessa diversas esferas do Estado — segurança, inspeção e fiscalização financeira — e reforça a posição de Angola no espaço regional de elevada relevância técnica e estratégica.

 

Texto: Alexandre Cose

Imagem –  CIPRA (Serviços de Comunicação da Presidência da República)