Notícias

image
Destaque
Abril 26, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS PRESTIGIA MESA REDONDA NO ÂMBITO DAS CELEBRAÇÕES DOS 45 ANOS DE EXISTÊNCIA DA PGR

A Veneranda Juíza Conselheira Vice-presidente do Tribunal de Contas, Dra. Domingas Garcia, esteve entre as altas entidades, deputados e auxiliares do Titular do Poder Executivo, que prestigiaram o evento que decorreu em Luanda, no âmbito das celebrações da Semana da Legalidade em alusão aos 45 anos de existência da Procuradoria-Geral da República.

Em representação do Venerando Juiz Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas, Dr. Sebastião Gunza, a Juíza Vice-presidente testemunhou a Mesa Redona promovida pela PGR no dia 24, quarta-feira, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, com o tema “a Responsabilidade Civil e Criminal no Exercício da Actividade Jornalística.”

O Procurador-Geral da República, Dr. Hélder Pitta Grós, presidiu a cerimónia de abertura do acto. Na ocasião, apresentou-se a Revista Científica da PGR e por conseguinte,  coube ao Procurador-Geral da República Jubilado, Dr. Pascoal Joaquim, a apresentação de uma outra publicação, o livro “PGR 40 anos, 40 Memórias | Volume II”.

Durante a Mesa Redonda, cuja moderação esteve à cargo da Procuradora-Geral Adjunta da República junto do Tribunal de Contas, Dra. Pulquéria Van-dúnem, os prelectores apresentaram posicionamentos que suscitaram alguns debates em torno da questão se deve ou não o jornalista ser criminalmente responsabilizado.

Teixeira Cândido, um dos 3 prelectores, entende que não. Para o também Secretário Geral do Sindicato dos Jornalistas a criminalização da actividade jornalística constitui um factor inibidor no exercício da actividade e que, para “penalizar” os jornalistas bastaria a autoregulação. 

A Entidade Reguladora da Comunicação Social, ERCA, esteve representada na Mesa Redonda por José Luís Fernandes. Para o membro da ERCA, é fundamental que se garanta os instrumentos necessários para que assista o direito de resposta a quem solicite.

Já a Magistrada do Ministério Público, Vanusa Ambriz, defende que, não obstante, o direito à informação e o de Imprensa estarem consignados na CRA (Constituição da República de Angola), o exercício destes devem obedecer certos princípios e limites legalmente estipulados.
 

Destaque
Maio 17, 2024

PRESIDENTE CONFIA NA EXPERIÊNCIA DOS TÉCNICOS EMPOSSADOS

Destaque
Maio 17, 2024

PLENÁRIO APRECIA PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI ORGÂNICA E DO PROCESSO

Destaque
Maio 09, 2024

PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS NA CONFERÊNCIA SOBRE DIREITO TRIBUTÁRIO

Destaque
Abril 26, 2024

TRIBUNAL DE CONTAS PRESTIGIA MESA REDONDA NO ÂMBITO DAS CELEBRAÇÕES DOS 45 ANOS DE EXISTÊNCIA DA PGR

Destaque
Abril 22, 2024

TRIBUNAL DE CONTAS PARTILHA EXPERIÊNCIA SOBRE AUDITORIAS AMBIENTAIS EM VIENA

Destaque
Abril 19, 2024

O CONTROLO DEVE SER AJUSTADO A CADA MOMENTO – JUIZ JOSÉ TAVARES

© 2024 Copyright Tribunal de Contas de Angola - Todos os direitos reservados